Pular para o conteúdo principal

Não se imaginava que o barulho das máquinas de costura faria tão bem em um período de pandemia. Foi o que descobriram os voluntários que se engajaram em uma campanha do Departamento Voluntárias Cisne Branco (VCB).

Faz o molde, corta, costura, higieniza, embala e, assim, em um ato solidário, voluntários estão produzindo máscaras de proteção para militares da Marinha do Brasil e seus familiares. Mais de 10 mil máscaras já foram distribuídas em todo o país, em Organizações Militares e Vilas Navais, com o intuito de contribuir para a prevenção do novo coronavírus.

Para os voluntários, o ato também tem sido uma forma de terapia, uma vez que o isolamento social modificou a rotina de cada um. "O tempo passa enquanto costuro e isso tem isso ótimo. Ainda mais sabendo que o resultado do meu trabalho vai ajudar na proteção das pessoas. É muito gratificante!", afirma a voluntária Klebian Santos, da Seccional Brasília do Departamento VCB.

A campanha começou na segunda quinzena de março e já mobilizou cerca de 150 voluntários, que estão trabalhando na confecção das máscaras em casa. O material para a produção foi adquirido por meio de doações em dinheiro, realizadas por pessoas interessadas em apoiar a ação. A campanha também contou com o apoio da Fundação de Estudos do Mar (FEMAR), que doou 600 máscaras, e de voluntárias do Rio de Janeiro e São Paulo, que, juntas, doaram 1.200 máscaras. "Para mim, como voluntária, é algo precioso ajudar aqueles que estão à frente combatendo esse vírus. Participo da campanha com amor, sabendo que alguém está recebendo uma máscara, algo simples, mas que está contribuindo para a proteção", declarou a voluntária Ivete Silva, de Manaus, uma das cidades brasileiras mais atingidas pelo coronavírus.

O departamento de voluntariado do Abrigo do Marinheiro foi batizado de Voluntárias Cisne Branco em 2008, quando foi criado, a partir da iniciativa das esposas de militares da Marinha. O departamento existe para organizar pessoas interessadas em atuar como voluntários nos projetos sociais do Abrigo e em iniciativas da Marinha do Brasil. Ao todo, ele conta com 10 Seccionais, responsáveis pelo gerenciamento dos voluntários de cada região.