Pular para o conteúdo principal

A Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) confirmou nesta terça-feira, 4 de setembro, que as vendas de veículos tiveram o melhor mês da história da indústria automobilística. A marca recorde totalizou 420.101 unidades e representa aumento de 15,3% sobre julho (364.201 unidades) e de 28,3% em relação a agosto do ano passado, com 327.360.

O novo patamar de vendas já havia sido adiantado pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, na última sexta, 31 de agosto, e só foi atingido por causa do desconto no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) determinado pelo governo em 21 de maio passado e, agora, adiado até o fim de outubro. A medida foi tomada para manter a retomada do consumo e dos investimentos por parte das montadoras e fornecedores de autopeças. A Fiat também havia antecipado o volume recorde para o mercado brasileiro.

"Foi um mês surpreendente. Quando desonera o consumo, o mercado reage", afirma o presidente da Fenabrave, Flavio Meneghetti.

A influência do desconto é nítida ao observar o crescimento do mês por segmento. O de automóveis e comerciais leves (SUVs, picapes etc.) somam 405.518 emplacamentos em agosto, alta de 15,4% sobre julho. Dessa forma, agosto encerra como o melhor mês de todos os tempos em vendas no segmento. O segundo lugar ficou com dezembro de 2010, segundo a Fenabrave, quando foram emplacados 361.197 carros.

2,5 milhões de veículos no acumulado

 De janeiro a agosto, o setor soma 2.501.116 veículos vendidos, aumento de 5,5% sobre 2011. Por segmento, o de automóveis e comerciais leves soma 2.389.252 unidades — aumento de 6,97% sobre o mesmo período do ano passado. O que é justificado pelo incentivo ao consumo, o que inclui, além do desconto do IPI, o aumento do estímulo de crédito no sistema financeiro, mesmo com patamar de inadimplência alto para o setor.

E como o carro é um bem de valor muito elevado, é imprescindível proteger o veículo de situações inesperadas ou acidentais. Quanto mais exposto ao risco, mais vantajoso é contar com um seguro. E a Família Naval tem a sua disposição Seguros atrativos que certamente caberão no seu bolso. Quer saber mais? Clique aqui.

 

Fonte: G1