Pular para o conteúdo principal
Postado em sex, 11/01/2013 - 07:23

No dia 21 de outubro de 2013, no Centro Cultural da Marinha em São Paulo, situado na Av. 9 de julho, 4597, as Voluntárias CisneBranco-Seccional São Paulo, realizaram o segundo modulo do curso de Técnicas de Macramê. Com o objetivo de trazer as participantes novas opções na arte de trabalhos manuais e uma integração entre a Família Naval de diferentes Organizações Militares. As participantes aprenderam as técnicas para a criação de uma bolsa. O curso foi ministrado pela artesã Silvana Greice.

A artesã é formada em pedagogia e possui um atelier na zona sul de SP, onde ministra aula de Macramê e “Patworks”. Ganhadora de diversos prêmios, o premio Artesão do Ano na Categoria Feltro é um dos grandes destaques, além de inumeras publicações em revistas e programas de televisão.

O macramê é uma técnica de tecer fios que não utiliza nenhum tipo de maquinaria ou ferramenta. Um trabalho realizado com as mãos, os fios vão se cruzando e ficam presos por nós. Tal técnica foi difundida entre os marinheiros que utilizavam no desenvolvimento de objetos marítimos para permuta nos locais onde desembarcavam. Com esta arte é possível fazer: bolsa, cintos, decorar objetos, entre outras coisas.

O curso contou com a presença de Militares, esposa de militares do Com8DN, do CTMSP e Voluntárias Cisne Branco.

Este evento foi a finalização de um encontro que aconteceu no dia 30 SET, também no Centro Cultural, onde a técnica foi apresentada às presentes que levaram o trabalho para terminar em casa, ficando um segundo encontro para conhecer as técnicas de finalização.