Pular para o conteúdo principal
Postado em sex, 01/24/2020 - 14:35

O ano de 2019 começou e terminou com mudanças no Departamento VCB. Junto com a Diretora, Leoniza Barbosa, que assumiu em janeiro do ano passado, vieram também novas diretrizes, parcerias, voluntários e outras novidades na execução das atividades do Departamento de Voluntariado do Abrigo do Marinheiro (AMN).

Uma delas foi a criação do Espaço de Ideias. O local, que fica no Rio de Janeiro, é o novo espaço de trabalho da equipe da Diretoria do Departamento VCB e da Diretoria Social do AMN, e um lugar aberto a todos os funcionários do AMN para reuniões, troca de ideias e integração.

O espaço foi planejado pela voluntária Larissa Barbosa, arquiteta formada pela PUC-Rio, que contou com o apoio de outra voluntária na execução do projeto, Lisiane Nejm, designer de interiores. “A Diretora e a equipe me pediram um espaço de trabalho coletivo, que facilitasse a troca de ideias e aproximação das pessoas. A ideia é que fosse, também, um espaço informal, pois acreditamos que é assim que as ideias circulam de forma mais fértil. Assim, além de uma sala privativa, temos um espaço de reunião informal, uma sala com sofá e TV que foi pensada para reuniões por videoconferência, mas também serve como sala de estar, e o espaço de trabalho coletivo, que atende até seis pessoas”, explicou a arquiteta.

Larissa e Lisiane são um exemplo de voluntárias a distância. Moradora da cidade de Curitiba, no Paraná, Lisiane trabalhou de casa, escolhendo os móveis e demais itens para compor o espaço. Segundo ela, com Internet tudo fica mais fácil. “A partir do projeto da Larissa e das ideias apresentadas pelas pessoas que iriam trabalhar no local, pensei em móveis e objetos que criassem uma atmosfera de conforto para eles. Indiquei as peças e eles fizeram a compra. A Larissa estar no Rio de Janeiro ajudou muito, pois em alguns momentos ela pôde acompanhar as compras e checar como tudo estava ficando, ao vivo”.

Foram quase dez meses entre o momento em que Larissa começou o projeto e a finalização das obras. “As duas fizeram um excelente trabalho e o resultado é um espaço lindo, multiuso. Isso mostra que podemos contar com voluntários das mais diversas áreas e atuando de diferentes formas, não necessariamente com dias e horários definidos ou presencialmente. Precisávamos de um espaço mais adequado para as equipes da Diretoria VCB e Diretoria Social, que também poderá ser usado por outros funcionários do AMN no Rio de Janeiro. Isso tem um custo, mas que foi reduzido com a participação dessas voluntárias”, declarou a Diretora do Departamento VCB, Leoniza Barbosa.

De acordo com as voluntárias, algumas peças e ideias ainda serão acrescentadas ao Espaço, que foi inaugurado em dezembro, ocasião que contou com a presença do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Ilques, do Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante de Esquadra Nazareth, do Diretor-Geral do Pessoal da Marinha, Almirante de Esquadra Aguiar Freire, além do Diretor-Geral do AMN, Contra-Almirante Rodrigues, e demais representantes da Associação.

Saiba mais sobre as vagas de trabalho voluntário ou preencha a ficha de interesse em www.abrigo.org.br/vcb/vagas