Pular para o conteúdo principal
Postado em sex, 10/23/2015 - 13:31

No dia 15 de outubro foi dado início ao SIAD Mais, projeto das Voluntárias Cisne Branco (VCB) do Rio de Janeiro em parceria com o Hospital Naval Marcílio Dias (HNMD). O objetivo é estender os benefícios oferecidos aos pacientes do Serviço Integrado de Atendimento Domiciliar (SIAD).

Hoje o SIAD atende cerca de 400 pacientes no Rio de Janeiro que, impossibilitados de comparecer ao Hospital, recebem atendimento médico de várias especialidades em casa. Dentro desse universo, os profissionais do SIAD identificaram pacientes e famílias cuja situação financeira dificulta o tratamento e cuidados básicos e foi aí que a parceria com as Voluntárias nasceu. “O SIAD Mais complementa as ações diárias dos profissionais de saúde no domicilio do usuário e leva além dos cuidados necessários neste processo saúde x doença o auxílio material aos familiares.”, explica a Primeiro-Tenente (RM2-T) Priscila Baltor, assistente social que integra a equipe.

Para os pacientes que serão atendidos pelo projeto serão distribuídos kits de higiene pessoal e fraldas geriátricas. Alguns também receberão colchões especiais e cadeiras higiênicas. Os kits serão entregues a cada dois meses aos familiares/cuidadores em reuniões no HNDM.

A primeira reunião com os familiares contou com a participação do Diretor-Geral do Pessoal da Marinha, Almirante-de-Esquadra Ilques Barbosa Junior, do Diretor de Saúde da Marinha, Vice-Almirante (MD) Sérgio Pereira, do Diretor do HNMD, Contra-Almirante (MD) Edmar da Cruz Arêas e da Diretora da Seccional Rio de Janeiros das VCB, Sra.Leoniza Barbosa.

Durante a reunião o Diretor-Geral do Pessoal da Marinha ressaltou a importância que as famílias devem dar à iniciativa. “Para nós, o SIAD Mais é um esforço significativo em termos de recursos humanos e materiais. A finalidade é jamais deixar a Família Naval desassistida, principalmente nesse momento de dificuldades momentâneas em nosso País”, alertou o Almirante.

Ele ainda destacou a parceria com o Abrigo do Marinheiro, por meio das VCB. “O Abrigo do Marinheiro também tem uma missão muito importante de cuidar do nosso pessoal e merece destaque, principalmente no que se refere ao apoio material”, concluiu.