Pular para o conteúdo principal
Postado em qua, 06/24/2020 - 11:13

Mais de 2,5 mil máscaras estão sendo doadas para os dependentes de militares da Marinha do Brasil na área de Brasília, como forma de apoiar na prevenção à COVID-19. A produção do material foi iniciada no final de abril, com o trabalho de 11 voluntários da Seccional Brasília do Departamento Voluntárias Cisne Branco (VCB), que costuraram em suas casas por cerca de 50 dias. O Abrigo do Marinheiro em Brasília forneceu os insumos e os voluntários, a mão de obra. O resultado foi a confecção de máscaras adultas e infantis que continuam a ser distribuídas na sala da Seccional Brasília, no Comando do 7º Distrito Naval, diariamente.

Depoimentos dos costureiros – A equipe, composta por costureiros profissionais e iniciantes, teve a coordenação da voluntária Klebian Santos, que é artesã. Foi ela quem escolheu os tecidos e calculou todo o restante do material para compor os kits dos costureiros em duas fases. No primeiro mês, foram confeccionadas mil máscaras e no segundo, mais 1,5 mil unidades. Ela conta que gosta de desafios e esse não seria diferente. “Amo desafios. Além disso, o tempo passa enquanto costuro e isso tem isso ótimo! Ainda mais sabendo que o resultado do meu trabalho vai ajudar na proteção das pessoas. É muito gratificante!”, compartilhou.

Para outra voluntária, Pollyanna Serrano, participar da campanha deu a ela a resposta da pergunta que fez a si mesma sobre como poderia contribuir nesse quadro que o país vive. “Foi maravilhoso, pois me senti útil, além de ajudar o próximo. Nestes dias da quarentena, onde ficamos em casa para evitar a disseminação do vírus, muitas vezes me perguntei como poderia ajudar e a campanha veio em boa hora, me ajudou a ajudar!!”, comemorou.

Outras voluntárias compartilham as mesmas sensações: “O sentimento de pertencimento, de companheirismo, de solidariedade, a construção de vínculos, mesmo estando distante, o valor de si mesmo, de saber que estou fazendo diferença na vida do outro, só vem a me acrescentar”, afirma Jô Ciorra.  “Meu primeiro sentimento foi de solidariedade, pois ajudar o próximo nos traz o sentimento de bem-estar e de empatia. Logo em seguida a gratidão por poder oferecer um pouco do meu trabalho, que executei com muito carinho, à Família Naval”, concordou Roberta Freitas.

Agradecimento – Como forma de agradecer a participação, a Seccional Brasília entregou doces com tema de costura aos voluntários da ação. Nas palavras da Diretora da Seccional Brasília, Maria Fernanda Arentz, é importante destacar o trabalho que beneficiou tantas famílias. “Esse presente é a prova viva da nossa admiração por todos vocês! Posso falar isso também em nome da Família Naval de Brasília que se beneficiou enormemente com essa linda ação!”, elogiou.

Os interessados em receber máscaras para suas famílias, devem comparecer na Sala 03 de Atendimento do NAS, no Com7ºDN, de segunda a sexta-feira, de 9h30 às 14h30.

Galeria