Pular para o conteúdo principal
Postado em sex, 11/16/2018 - 08:22

No dia 30 de junho, aconteceu a aula inaugural do primeiro Laboratório Include do Distrito Federal, localizado na Vila Naval Visconde de Inhaúma (Área Alfa), situada entre as regiões administrativas de Santa Maria e Gama, onde se desenvolve o projeto ECOVILA Naval. A ocasião foi marcada pela presença de integrantes do Instituto Campus Party, instituição propulsora desse projeto de educação e tecnologia, que tem como objetivos principais promover uma transformação social com inovações tecnológicas e qualificação para o mercado de trabalho.

Os laboratórios são equipados com 13 computadores reciclados e doados, drones, impressora 3D e todo o material necessário para as crianças aprenderem programação e colocarem em prática seus projetos no espaço maker dando asas a criatividade. O coordenador, Roger Diego, e o instrutor do Include no DF, Thales Wucatán, são os responsáveis pela ministração das aulas, que vão atender 75 jovens, entre 10 e 18 anos, moradores da vila, das regiões administrativas do Gama e de Santa Maria, bem como da cidade de Valparaíso-GO e áreas vizinhas.

 No mesmo dia, os alunos atendidos pelo Include na ECOVILA Naval, realizaram uma visita a Campus Party, que aconteceu no Estádio Nacional Mané Garrincha, de 27 de junho a 2 de julho, na capital federal. No evento, eles foram recebidos pelo presidente do Instituto Campus Party, Francesco Farruggia, que destacou a importância da parceria da Marinha no projeto. “Ter a Marinha como uma apoiadora de um de nossos laboratórios Include faz com que a inclusão tecnológica atinja várias comunidades e proporcionem a oportunidade de um futuro aos nossos jovens”, explicou.

A Campus Party é um festival de inovação, criatividade, ciência, empreendedorismo e universo digital. Realizada pela primeira vez em 1997, na Espanha, conta hoje com mais de 500 mil campuseiros cadastrados em todo mundo, e já produziu edições em países como Espanha, Holanda, Alemanha, Reino Unido, Argentina, Panamá, El Salvador, Costa Rica, Colômbia e Equador. Em Brasília (DF), o evento ocorreu pela segunda vez e contou com um público aproximado de 70 mil pessoas.