Pular para o conteúdo principal

No último dia 9 de outubro, o Projeto Escola, do Departamento Cultural do AMN, recebeu a visita de dois membros da Comissão Carioca de Promoção Cultural (CCPC), órgão colegiado gestor do Incentivo Cultural, de natureza consultiva e deliberativa, da Secretaria Municipal de Cultura - SMC. Nesta ocasião, a comissão acompanhou a execução de uma das visitas mediadas, visando a fiscalização e, se necessário, o reajuste das ações. A escola recebida neste dia foi CIEP Brizolão 226 Porto da Estrela, de Imbariê, Duque de Caxias, trazendo 36 alunos do Ensino Médio e quatro acompanhantes, cumprindo o objetivo do Projeto que é ampliar o conhecimento dos estudantes sobre a História Marítima brasileira.

A visita da CCPC durou cerca de 1hora e encerrou-se com enaltecimento das fiscais ao projeto. “Destacou-se a capacidade de democratização de acesso proporcionada pelas atividades desenvolvidas”, contou a museóloga do DCAMN, Júlia Mesquita, que revelou ainda que será elaborado um relatório da CCPC com observações e recomendações para ações futuras.

Com 20 anos de operação, o Projeto Escola está sendo desenvolvido em 2018 e 2019 pela parceria DPHDM e DCAMN, via Lei Municipal de Incentivo à Cultura da Secretaria Municipal de Cultura/RJ e patrocínio da EMGEPRON. 

A Lei Estadual de Incentivo à Cultura é um mecanismo de fomento que dispõe sobre concessão de benefício fiscal para realização de projetos culturais. Criada em 1992, permite que empresas, contribuintes de ICMS no Rio de Janeiro, patrocinem a produção cultural utilizando o incentivo fiscal concedido pelo Estado. “Com este apoio, além de transporte e lanche gratuitos, as visitas do Projeto Escola oferecem às turmas a possibilidade de explorarem o Museu Naval, o Espaço Cultural da Marinha e a Ilha Fiscal”, explicou Júlia.

Outro avanço ocorrido este ano foi o aumento do número de visitantes. Em virtude da capacidade do micro-ônibus responsável pelo transporte, as visitas eram limitadas a 27 pessoas. No entanto, nesta edição, o Projeto pode receber até 45 pessoas por dia, totalizando, ao final das ações, mais de 7.000 alunos participando das atividades motivadoras do Projeto Escola.

Agendamento:

(21) 2104-6851

dphdm.educativo@marinha.mil.br

Galeria