Pular para o conteúdo principal

Você sabia que muitas vezes, em razão do título Abrigo do Marinheiro, nos confundem com um lar de idosos? A gente sempre explica que, embora o nome sugira, não somos um local de longa permanência. Mas sabia que nem sempre foi assim? Pois é, há quase 100 anos atrás o Abrigo do Marinheiro surgiu realmente por causa do amparo físico de pessoas.

A razão nos leva a 1919, após a chegada dos marinheiros feridos da Primeira Guerra Mundial ao pier do Rio de Janeiro. Como muitos não tinham família na cidade, em 12 de outubro daquele ano, o Abade do Mosteiro de São Bento e Oficiais da Marinha criaram um local de acolhimento para esses primeiros socorros. E muitos ficaram por bastante tempo, neste local batizado como Abrigo do Marinheiro. Inclusive, em 29 de junho de 1921, o local foi reconhecido pela República como entidade de utilidade pública federal pelo Decreto nº 4.287.

Classificado como uma associação sem fins lucrativos, o Abrigo foi se modificando. Hoje, atua em outros ramos e visa prestar assistência com o que há de melhor em serviços e benefícios para toda a Família Naval. O que nos mantém no foco do amparo a diversas necessidades.

E o interessante, é que uma super novidade está chegando para não contrariar totalmente aqueles que pensam que somos um asilo. O AMN tem preparado uma nova atividade social que auxiliará aqueles que buscam um local de longa permanência no estado do Rio de Janeiro. Atendendo a uma crescente demanda de idosos que cresceu 18% em cinco anos e ultrapassou 30 milhões em 2017, a associação divulgará a novidade no dia 5 de outubro deste ano, durante o evento alusivo ao Dia dos Veteranos.

Fique ligado em nossas redes sociais e não perca a grande novidade que está por vir.