Pular para o conteúdo principal
Dia Internacional dos Museus

No dia 18 de maio de 2020, celebra-se o Dia Internacional dos Museus. A data comemorativa foi criada pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM), visando despertar a consciência pública sobre a importância do papel dos museus no desenvolvimento da sociedade.

Pioneira entre as Forças Armadas, a Marinha do Brasil (MB) teve o seu primeiro museu criado em 1868, ainda durante a Guerra do Paraguai, e inaugurado somente em 1884. Com mais de 130 anos, o Museu Naval, que integra o Departamento Cultural do Abrigo do Marinheiro (DCAMN), segue vivo, contando a história da MB, que navega a contrabordo da história nacional, e atraindo novas gerações, conjugando conhecimento, cidadania e entretenimento.

Além do museu, o DCAMN conta com outros equipamentos culturais, como a Ilha Fiscal, o Navio-Museu Bauru e o Submarino-Museu Riachuelo, em exposição no Espaço Cultural da Marinha no Rio de Janeiro, o Farol da Barra e o Museu Náutico da Bahia, para cumprir sua importante missão de preservar e divulgar a memória e o patrimônio histórico-culturais de nossa Força Naval.

Temporariamente, nossos museus estão fechados à visitação pública. Mas você pode aproveitar este momento para pesquisar sobre eles e programar uma visita futura com sua família.
Conheça nossas atividades culturais por meio da aba +Cultura, aqui no site do AMN.