Pular para o conteúdo principal

Na tarde do último sábado (20), a Casa do Marinheiro acolheu cerca de quatro mil
pessoas para um dia de atividades sociais, cuidados com a saúde e muito
entretenimento. Promovido pela Diretoria de Assistência Social da Marinha, a 14º
edição do Festival Âncora Social celebrou ainda os 100 anos do Abrigo do Marinheiro,
entrando para o circuito de comemorações que promoverá outros eventos em
celebração a data.

Para o Comandante da Marinha do Brasil, Almirante-de-Esquadra Ilques Barbosa
Junior, o Festival Âncora Social de 2019 ficou para a história e, além de parabenizar
todos os estandes, destacou a importância do evento para a Família Naval: “Foi o
melhor Âncora Social que tive a oportunidade de participar: organização; distribuição
dos estandes; variedades de atrações; guloseimas e comidas gostosas e bem
distribuídas; entre outros aspectos que agradaram a todos. A grande presença da
Família Naval foi o ponto alto. Plena confraternização! Visitei todos os estandes, sem
exceção: bem apresentados e guarnecidos com pessoal motivado. Bravo Zulu ao
Setor do Pessoal! Estamos juntos. Sempre. ”

NO TÚNEL DO TEMPO

Em um verdadeiro tour histórico, os participantes eram recepcionados por atores que
interpretavam personagens da fundação do Abrigo do Marinheiro – o Abade do
Mosteiro de São Bento na época, Dom Pedro, um marinheiro de 1919, e um casal da
sociedade da época – que contavam a história e dialogavam com uma linha do tempo
gigante, cenário do espaço do AMN, e proporcionavam registros fotográficos em uma
experiência peculiar aos participantes.

Além das fotos que podiam ser impressas no estande, o público pôde ainda conhecer
o suporte oferecido aos associados do século 21 por meio da gama de serviços,
descontos e projetos sociais oferecidos pelo AMN. Aqueles que se associavam ou
comprovavam seus vínculos, ganhavam kits promocionais, se deliciavam com
bombons gourmet oferecidos pelo Instituto Gourmet, e concorreram a diversos
prêmios oferecidos pelas administradoras de benefícios parceiras Mapma (Seguros e
Plano Assim), Qualicorp (Planos de Saúde Unimed, Sul América e Golden Cross) e
Mongeral (Assistência Póstuma).

Foi possível ainda conhecer mais sobre os projetos culturais e espaços voltados à
cultura marítima graças a presença de representantes do Departamento Cultural do
AMN, que ainda presenteou os visitantes com vouchers para a Ilha Fiscal, Passeio
Marítimo e a visita ao Espaço Cultural.

DE OLHO NO FUTURO

Outro destaque se concentrou na divulgação dos novos empreendimentos do Abrigo
do Marinheiro: o Timoneiro e a Creche em Campo Grande. Enquanto o primeiro se
trata da mais nova Área Recreativa destinada ao descanso e lazer das nossas Praças
em Nova Friburgo, prestes a receber reservas, o segundo teve sua planta apresentada
e revelou a proposta de atender até 100 crianças residentes naquela localidade.

“A cada ano este evento está melhor. Poderia ter o Festival em outros locais também,
pois a proposta é nota 10. Além de me informar de muita coisa que a Marinha oferece,
acabei de fazer a associação ao AMN, e pretendo utilizar muito os benefícios que
conheci”, disse o militar da Base Naval do RJ, Jessé Gonçalves, de 31 anos.

Os associados ao AMN também puderam conhecer e conversar com representantes
de estabelecimentos comerciais parceiros, que além de apresentar os descontos
oferecidos, também ofertaram o público com muitos brindes. Estiveram presentes
Cultura Inglesa, Instituto Gourmet, Zion Escola de Games, Supera Ginástica Cerebral,
Aldeia das Águas, Espaço Laser e Planejando Espaços.

“O Âncora Social 2019 foi extraordinário. Conseguimos ligar as pontas de vários
eventos e projetos sociais que a Marinha do Brasil oferece. Esses eventos têm de
acontecer com uma frequência maior, e com um número maior de integrantes da
Família Naval participando”, destacou a Capitão de Corveta Gláucia Soares de Moura,
Assessora Cultural da Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha.

Texto: Leonan Nicolas Soares e Henrique Rodrigues

Fotos: Tamara Barreto