Pular para o conteúdo principal
Como nosso cérebro reage ao chocolate?

Quem nunca teve a sensação de bem-estar e alegria após ingerir uma bela barra de chocolate? Na época de Páscoa, o sentimento de euforia aumenta ainda mais, uma vez que essa comemoração remete a um maior consumo de chocolate com os famosos ovos de Páscoa e sem peso na consciência. Assim como a prática da ginástica cerebral auxilia nossa saúde mental, alguns alimentos são essenciais para garantir o bom funcionamento do nosso cérebro. Aliás, você sabe quais são as reações que acontecem no nosso cérebro com um simples bombom?

Seja ele branco, amargo, em barra, como bombom ou em formato de ovo de Páscoa, é inegável a sensação de mudança de humor quando comemos um chocolate. O segredo está na grande presença de flavonoides, que estão presentes no cacau, principal matéria-prima do chocolate. Esses compostos orgânicos são responsáveis por garantir desenvolvimento das principais atividades cognitivas, segundo estudo italiano da Universidade de L’Aquila. Além de melhorar a memória recente, o processamento de informações e o desenvolvimento mental, os flavonoides ajudam a retardar o envelhecimento.

De acordo com pesquisadores do estudo, “os flavonoides do cacau trazem benefícios para a saúde do coração e podem aumentar a quantidade de sangue presente no giro denteado, uma área específica do hipocampo. Essa estrutura cerebral é particularmente afetada pelo envelhecimento, e uma potencial fonte para a perda de memória em humanos”.

Além do ganho nas funções cognitivas, os efeitos sobre o humor são incontestáveis. O chocolate influencia o humor devido à presença do aminoácido triptofano, responsável pela produção do neurotransmissor serotonina, conhecido por ser o “hormônio da felicidade”. A setoronina é responsável pelo humor, sono e apetite. Na falta dessa molécula podem se manifestar depressão e estados de ansiedade. A distribuição de triptofano tem o efeito de atenuar esses sintomas.

Outro fator que influencia os efeitos do chocolate no cérebro é a liberação do neurotransmissor dopamina. Quando recebemos um chocolate, nosso cérebro tem a sensação de recompensa – quem nunca ganhou um doce após fazer uma tarefa bem executada ou ganhou de presente? Esse sentimento positivo acontece devido à presença da dopamina durante o ato de saborear uma bela barra de chocolate.

Estes compostos são encontrados em maior quantidade nos chocolates amargos, versão 70%, devido à maior concentração de cacau; mas, a versão ao leite também ajuda nas funções cognitivas!

Para que esses benefícios sejam visíveis, o ideal é que haja um consumo diário do alimento. Mas sem exageros; uma barra inteira de chocolate contém grandes quantidades de gordura e açúcar, que podem desencadear problemas como diabetes e aumento de peso.

O ideal é entre um ou dois quadradinhos por dia; principalmente a versão 70% cacau, rica em flavonoides. O segredo está no equilíbrio. Quer desculpa melhor para se deliciar com esse doce? Podemos aproveitar a Páscoa e comer chocolate sem culpa!

Fonte: Método Supera