Pular para o conteúdo principal
Confira 5 dicas para uma boa saúde financeira e mental

“Dinheiro não traz felicidade”. Tudo bem, sabemos que a maioria das alegrias são resultados das coisas mais simples, mas que a verdade seja dita: a falta de dinheiro costuma causar muita preocupação, e até problemas mais profundos no dia a dia. Sim, isso mesmo, há uma relação direta entre saúde mental e a vida financeira, e o seu equilíbrio é essencial para seguir com plenitude.

Segundo pesquisas realizadas pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em todas as capitais, a organização financeira não é uma tarefa que atrai os consumidores.

Seis em cada 10 brasileiros (58%) admitem que nunca, ou somente às vezes, dedicam tempo a atividades de controle da vida financeira, e 17% dos consumidores, sempre ou frequentemente, precisam usar cartão de crédito, cheque especial ou até mesmo pedir dinheiro emprestado para conseguir pagar as contas do mês. O percentual aumenta para 24% entre os mais jovens. 

Segundo a Psicóloga e Orientadora em Finanças Pessoais, Patrícia de Rezende Simão, os problemas financeiros podem não só desenvolver doenças e estresse, como pode prejudicar os relacionamentos, principalmente no âmbito profissional: “O rendimento perde a qualidade e o trabalhador culpa o ‘salário, patrão, governo, etc...’. Podemos afirmar que o resultado de nossas ações financeiras é o somatório dos nossos aspectos cognitivos e afetivos. Toda e qualquer situação que envolva dinheiro, conta com duas ou mais pessoas. Dessa forma, tratar dinheiro é tratar relacionamentos.”

Cabe destacar a importância em preservar a saúde mental, quando a mesma não está equilibrada leva a gastos desnecessários e não planejados, gerando o endividamento e necessidade de recorrer a empréstimos, cheque especial, dentre outros. A psicóloga destaca também aspectos da vida financeira como forma de expressar sentimentos, positivos ou negativos:

“Usar o dinheiro é bem mais do que uma questão matemática, os comportamentos financeiros também são uma forma de expressarmos nossos valores, crenças e conflitos, aspectos que são resultados do nosso processo psicológico. Se deixar a emoção agir em nossa vida financeira, podemos sofrer com a avareza e a ganância, que levam ao estouro de limites financeiros”.

Para evitar esses problemas, listamos algumas dicas importantes de como equilibrar esses dois fatores, tão importantes para a vida de qualquer pessoa (Fonte: Mongeral Aegon):

Cuide do orçamento

O primeiro passo para melhorar a saúde financeira e, consequentemente, a saúde mental, é ter uma visão realista das suas necessidades ao controlar com consciência gastos e receitas.

Esse controle serve para que você conheça seu estilo de vida e identifique com clareza suas maiores fontes de gasto. Assim, é possível fazer os devidos ajustes. Mudar hábitos de consumo nem sempre é uma tarefa simples, mas é fundamental para colocar as finanças em dia.

 

Quite suas dívidas

Nada como ter a sensação de um recomeço sem dívidas, certo? Com o orçamento controlado, é hora de analisar seus débitos e dedicar seus esforços para quitá-los. Eliminar essas pendências da sua lista e da sua mente proporcionará um grande alívio e maior bem-estar.

Com esse passo concluído, você pode começar a dedicar uma porcentagem da sua renda para montar uma reserva de emergência e, quem sabe, até mesmo começar a investir.

Foque na temporariedade

Toda falta de dinheiro pode ser reversível quando a mente consegue buscar o equilíbrio. Com isso em mente, acredite: fica bem mais fácil encontrar soluções eficazes para quitar pendências e acumular mais dinheiro.

O importante é eliminar o padrão de gastar de forma compulsiva como compensação por sua ansiedade ou outros sentimentos destrutivos. Sente-se com calma, coloque o orçamento no papel e liste as possibilidades de cuidar da situação financeira e da saúde mental. Essa é uma etapa importante até mesmo para quem não está afogado em dívidas, viu?

Invista em educação

Uma das melhores maneiras de evitar que os mesmos erros do passado se repitam é se munir de conhecimento. Cursos de finanças, especializações e outras qualificações são ativos que podem ajudá-lo não só a corrigir o que precisa ser corrigido, mas também a se preparar para agir de maneira mais consciente em situações futuras.

Tenha um seguro

A instabilidade é outro ponto que pode causar desequilíbrios na vida de uma pessoa. A perda de um parceiro ou a incapacidade de trabalhar por questões de acidente, por exemplo, podem prejudicar (e muito) o orçamento da casa. Mas o que fazer nesse sentido?

Contar com um seguro que vida que garanta que, em casos necessários, você tenha um apoio financeiro. O seguro pode ser a solução de que você precisa para aliviar a pressão e a preocupação da mente.

 

Como você viu, a saúde mental e financeira são pilares fundamentais da qualidade de vida de qualquer pessoa. Uma não atinge sua plenitude sem que a outra esteja em equilíbrio. Por isso, é tão importante elaborar um planejamento financeiro e organizar constantemente essas áreas para assegurar um bem-estar completo!

Seguindo as dicas que trouxemos aqui hoje, você certamente pode começar a colocar esses fatores em ordem. Boa sorte!

Fonte: Mongeral Aegon