Pular para o conteúdo principal
Sra. Leoniza Neves de Aguiar e Sousa Barbosa

O Departamento Voluntárias Cisne Branco (VCB) pertence ao Abrigo do Marinheiro (AMN), organização civil sem fins lucrativos, que tem o propósito de contribuir para o bem-estar dos militares e servidores civis da Marinha do Brasil (MB), por meio de atividades sociais complementares àquelas já realizadas pela MB.

Tendo sido implantado à estrutura do AMN em 2008, a partir da   iniciativa  das esposas de militares da Marinha, os voluntários do Departamento VCB  apoiam as ações sociais desenvolvidas em prol da Família Naval. Desde o  início, o Departamento foi dividido em Seccionais que atuam em todo o  País, gerenciando a mão de obra voluntária e os recursos financeiros adquiridos   através das doações. Hoje, são ao todo 10 Seccionais subordinadas à Diretoria Nacional.

A atual Diretora Nacional é a Sra. Leoniza Neves de Aguiar e Sousa Barbosa, para quem o trabalho voluntário sempre foi uma constante. Para ela, voluntariado é uma vontade que nasce no  coração, um desejo de servir, de doar seu tempo, e muitas vezes criar um tempo, para ajudar.

Sua participação em ações de voluntariado começou aos 13 anos, em   Lages - SC, onde nasceu, e essa disponibilidade se mantém até hoje.

“Onde vou, onde moro, sempre me ofereço para um pouco de convivência e trabalho. Já trabalhei em prol de crianças, idosos, enfermos, grávidas, desconhecidos e para a Família Naval. Eu sempre encontro este momento, que é o meu tempo dedicado ao voluntariado.”

Leoniza também foi Diretora da Seccional Rio de Janeiro no período de 10 de dezembro de 2014 a 28 de janeiro de 2016. Agora, em sua gestão como Diretora Nacional, pretende trabalhar para fortalecer a mão de obra voluntária, adequando o conhecimento e disponibilidade dos voluntários aos projetos que atendem a Família Naval.